Moderado por Marta Silva, o debate decorreu no Auditório do Choral Phydellius na passada sexta-feira, tendo atraído a atenção de um público interessado que encheu a sala.
Tal como amplamente noticiado, o debate contou com a presença na mesa de Ramiro Silva ( membro do Conselho Municipal de Segurança); Carlos Anjos (presidente da ASFIC - Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária ) e de António Filipe ( deputado do PCP e Vice Presidente da Assembleia da República).
Na sala encontravam-se igualmente alguns elementos de forças de segurança . O debate foi ainda enriquecido com a presença de vários dirigentes da ASPP/PSP e da APG / GNR, entre os quais José Manageiro Presidente da Direccção desta última associação.
Algumas afirmações proferidas no debate:
" É importante o diálogo entre as forças de segurança e as populações."
Ramiro Silva
"Com os crimes de poder e com a moldura penal em vigor em Portugal, dificilmente alguém será preso em Portugal"
Carlos Anjos
"É preciso pensar nas populações que vivem nos chamados bairros problemáticos e que não têm nada a ver com a criminalidade. São duplamente vítimas! São vítimas da insegurança com que convivem diariamente e vítimas do estigma social de serem moradores nalguns bairros."
António Filipe
"Há uma grande distância a separar a visão do governo com o país real ."
António Filipe