segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Reunião com Banda Filarmónica de Àrgea
Carlos Tomé, candidato à Câmara e Manuel Ligeiro, candidato à Assembleia Municipal deslocaram-se à sede da colectividade e juntamente com a maior parte dos candidatos à Assembleia de Freguesia de Olaia, com destaque para Paulo Rosa o seu cabeça de lista, reuniram com a direcção da colectividade tendo-lhes sido transmitidas as actividades que estão a realizar, as suas dificuldades e também os projectos para o futuro.
Carlos Courinha, o presidente da direcção, fez as honras da casa e mostrou com orgulho as obras que a colectividade tem vindo a realizar na sua sede desde há vários meses, as quais estão praticamente prontas. Estas obras consistiram em melhorias substanciais no que diz respeito ao piso, à instalação de um tecto falso e à aquisição de diversos equipamentos para uso do bar, tendo custado largos milhares de euros para as quais a colectividade não teve qualquer apoio da Câmara.
A sede tem agora um agradável espaço para convívio sendo o bar explorado pelos próprios responsáveis da associação, sendo daí que a colectividade retira os indispensáveis recursos financeiros para sobreviver.
Actualmente, as suas actividades passam apenas pela organização de convívios, bailes e festas na sede. Embora tenham sido feitos inúmeras tentativas para reanimar a banda filarmónica, que se encontra em inactividade há vários anos, isso ainda não foi possível por falta de músicos. A direcção da colectividade chegou mesmo a contratar um maestro e manteve em funcionamento uma escola de música durante algum tempo, mas não conseguiu os resultados esperados por falta de interessados.
De facto, o principal problema para a colectividade é a falta de músicos que impede a recuperação da banda e, de uma forma geral, a falta de gente que se reflecte em vários aspectos, inclusivamente na gestão das colectividades de Árgea acabando por serem sempre os mesmos “carolas” a passarem de uma para outra colectividade. A aldeia tem poucos habitantes e ainda por cima os casais jovens procuram outras paragens para viver, agravando assim o problema da desertificação da aldeia. A população está a ficar envelhecida e os problemas com as colectividades são agravados por causa disso.
No local, foi mais uma vez apontado o facto de, para realizar um simples baile, a colectividade ser obrigada a pagar taxas de valor substancial para legalizar a iniciativa. Na opinião destes dirigentes, não faz sentido que uma colectividade organize iniciativas para angariar alguns fundos e depois tenha que os gastar em taxas municipais. Há pelo concelho mais exemplos destes, pelo que se justifica perfeitamente haver um regime de excepção ou de isenção de taxas para as colectividades.
Os candidatos acabaram por conversar com um dirigente da Sociedade Columbófila de Àrgea que transmitiu o seu desagrado pelo facto de cada vez haver menos os columbófilos, o que dificulta a actividade da instituição.
Por outro lado, os candidatos tiveram ainda ocasião de conversar com um responsável pela Cooperativa Agrícola de Àrgea que manifestou oseu interesse na procura de uma solução para o lagar de azeite que se encontra encerrado há mais de seis anos, a qual poderia passar pelo seu aproveitamento patrimonial.
Reunião com a UCATN
A CDU foi recebida pela UCATN – União de Colectividades e Associações de Torres Novas no passado dia 21 de Agosto. Representavam a UCATN diversos membros representativos dos órgãos sociais nomeadamente da União: Manuel José Soares Soares, Joaquim Sousa Varela, Ernesto Nuno e José Velho.
A comitiva da CDU esteve representada por Carlos Tomé (cabeça de lista à Câmara Municipal), Manuel Ligeiro (cabeça de lista à Assembleia Municipal), José Mota Pereira (candidato à Câmara Municipal), Nuno Vítor Nunes ( candidato à Câmara Municipal) e Armanda Teixeira (cabeça de lista à Assembleia de freguesia de Salvador).
Da troca de impressões travada, salientou-se a importância do Movimento Associativo Popular na vida do concelho- segundo os dirigentes da UCATN, Torres Novas deve ser dos concelhos do país com maior número de colectividades por habitante. Por outro lado as colectividades levam por todo o país e ás vezes ao estrangeiro o nome de Torres Novas.
No entanto os dirigentes da UCATN consideram que em geral, não há o devido reconhecimento pelo trabalho das associações e dos seus dirigentes. Esta situação é ainda mais injusta já que em muitas localidades do concelho as colectividades são o último pólo de convívio social. Há em todo o concelho um património riquíssimo das colectividades mas também há muitas salas que já se encontram encerradas.
Entre alguns aspectos focados, as colectividades torrejanas lamentam ainda o atraso no pagamento dos subsídios pela Câmara -atrasos que comprometem a sua actividade regular.
Outra questão apontada prende-se com a falta de ligação entre o Teatro Virgínia e as colectividades. O reforço desta ligação seria mutuamente vantajoso para as associações e para o Virgínia e, portanto para todos torrejanos.
A CDU registou ainda o desejo da UCATN em ver criado na Câmara um Gabinete do Associativismo que apoiasse as colectividades tanto em termos logísticos como em termos humanos, nomeadamente através de formação de dirigentes associativos. Por fim, os responsáveis pela União das Colectividades fizeram um apelo para que os regulamentos municipais sejam actualizados.
domingo, 30 de agosto de 2009
CANDIDATOS CDU FREGUESIA SANTIAGO
Assembleia de Freguesia de Santiago
Candidatos
-Maria Fernanda Cordeiro Relvão
-Ana Maria Ferreira de Almeida
-Hugo Alexandre Pinheiro Teodósio
-Zaida Maria Lopes Henriques dos Santos Esperança
-Susana Cristina da Luz Canais
-Armando Augusto Sequeira Faria
-Conceição Guerreiro Marreiros Lopes
-Celina Fartura Simões Lopes
-João António Filipe Assunção
-Ana Cristina de Jesus Rosa
-Maria Madalena Carapeta Ramos do Canto
-Bruno Miguel Duarte Fernandes
sábado, 29 de agosto de 2009
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
CANDIDATOS CDU FREGUESIA SANTA MARIA
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
CANDIDATOS CDU FREGUESIA ZIBREIRA
Candidatos Efectivos
-Rui Alexandre Fojo Caetano (28 anos, Vendedor)
-Leonel Torres Campino (59 anos Operário Fabril)
-Ana Paula Gaião Vieira (41 anos, Empregada de Balcão)
-Pedro Miguel Carreira Marques (30 anos, Pintor)
-Fernando Vieira Marques (58 anos, Condutor de Máquinas)
-Maria José de Oliveira Martins (45 anos, Desenhadora da Construção Civil)
-Abilio Augusto Neto Carvalho (53 anos, Electricista)
-Ricardo Alexandre Vieira da Fonseca (29 anos, Operário Fabril)
-Diana Margarido Flor Lopes (26 anos, Operadora de Loja)
-Bruno Alexandre Cardoso do Nascimento (27anos, Recepcionista de Hotel)
-Maria Leonor Vieira Antunes Margarido (47 anos, Operadora Posto de Portagem)
-Ambrósio Carreiras Lopes (69 anos, Reformado)
-Mário Silva Carvalho (74 anos, Operário Fabril )
Damos voz aos torrejanos
domingo, 23 de agosto de 2009
CANDIDATOS CDU FREGUESIA RIACHOS
CANDIDATOS CDU FREGUESIA RIBEIRA BRANCA
-Sérgio Manuel Lopes Formiga
29 anos, Técnico de Produção Térmica
-Nelson Filipe Salgado Pereira
32 anos, Pintor-Auto
-Victor Fernando Vieira Duarte
46 anos, Bancário
-Maria Fernanda Teixeira Martins Barreiros,
51 anos, Professora
-Helder Jorge Paiva Antunes Conde da Silva,
44 anos, Técnico de Manutenção
-Ana Filipa Ribeiro da Fonseca
24 anos, Designer
-Maria Teresa Azevedo Neves Martins
56 anos, aposentada
-Hugo Manuel Martins Barreiros
25 anos, Estudante
-Carla Sofia de Moura Bento
28 anos, Operadora Pós Venda
-Pedro Gonçalo de Carvalho Neves
33 anos, Técnico de Arqueologia
-António Jorge Silva Lopes
67 anos, reformado
-Francisco José Lopes Simões
58 anos, Serralheiro Civil
-Vítor Manuel Nicolau da Silva Fernandes
54 anos, Delegado Comercial
CDU reunião com Associação Comercial de Torres Novas
Assim, no dia 21 de Agosto, uma comitiva da CDU local reuniu com a Direcção da ACIS - Associação Comercial, Indústria e Serviços com sede na nossa cidade.
Questões relacionadas com estacionamento, insegurança, regeneração urbana, formação profissional, encerramento de estabelecimentos e consequente desemprego, o número elevado de taxas e valores e ausência de espaços para realização de feiras, foram alguns dos temas abordados.
Constatou-se que o sector com cerca de 600 empresas e 1.500 trabalhadores é um sector importante na vida económica e social do concelho a exigir por parte da Autarquia outra atenção e apoio.
Este encontro foi extremamente útil, tendo a comitiva da CDU sido constituída por Manuel Ligeiro ( cabeça de lista à Assembleia Municipal); Ramiro Silva (candidato à Assembleia Municipal) e Manuel Ramos (cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Lapas).
Entretanto a CDU continuará a realizar durante os próximos dias estas audições.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
CANDIDATOS CDU FREGUESIA PEDRÓGÃO
Assembleia de Freguesia de Pedrógão
Candidatos
-António Virgilio Vieira Dias
61 anos, Aposentado
-João Maria Gomes da Silva
44 anos, Motorista
42 anos Doméstica,
terça-feira, 18 de agosto de 2009
CANDIDATOS CDU FREGUESIA PAÇO
CANDIDATOS CDU FREGUESIA PARCEIROS DE IGREJA
Rui Alexandre Alves Mota Pereira
CANDIDATOS CDU FREGUESIA OLAIA
Candidatos
-Paulo Manuel Correia Rosa
43 anos, Motorista,
-Luis Augusto Rodrigues Alves
57 anos, Electricista
-Marina Isabel Lopes Sénica
33 anos, Assistente Administrativa
-João Tiago Rodrigues Barreto
26 anos, Estudante
-António Augusto Correia da Rosa,
46 anos, Operário Fabril
-Carla Marina Maia Mendes
35 anos, Caixeira,
-Rui Manuel Alves Barroso
54 anos, Electricista
-Carlos Manuel Gonçalves Oliveira Reis
57 anos, Técnico de Produção
-Ana Rute Martinho Cardoso Barroso
23 anos , Licenciada em Antropologia
-Gonçalo Filipe Damião Azevedo
29 anos, Coordenador de Turno
-Arlindo Lopes Henriques dos Santos
45 anos, Operador de Circulação
-Maria Deonilde Plexa Damião Azevedo
53 anos, Empregada de Balcão
domingo, 16 de agosto de 2009
CANDIDATOS CDU FREGUESIA MEIA VIA
-Mário Frederico Dias da Bernarda
sábado, 15 de agosto de 2009
CANDIDATOS CDU FREGUESIA LAPAS
CANDIDATOS CDU FREGUESIA ALCOROCHEL
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Todos os nomes da CDU em 2009 - Torres Novas
No entanto neste blog vamos publicar lista a lista todos os candidatos da CDU às Assembleias de Freguesia.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Uma força viva: A CDU a crescer! A CDU é a alternativa!
As listas apresentadas, correspondem a 16 Assembleias de Freguesia, à Câmara e Assembleia Municipal, num total de 271 candidatos.
Confirmando a CDU, como um amplo espaço democrático e de alternativa à actual gestão do município, as listas apresentam uma grande renovação, com a participação de muitos de muitos jovens e de muitos cidadãos sem partido, como está expresso nos 67% de independentes que constituem as listas.
Tais adesões, são um elemento referenciador da simpatia que as candidaturas da CDU e as propostas já divulgadas, vão ao encontro das preocupações da população.
As listas vão estar disponiveis neste blog nos próximos dias, na coluna do lado direito, no espaço reservado às várias candidaturas da CDU no nosso concelho.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Lista de Candidatos CDU à Assembleia Freguesia de Brogueira
António José Gomes Vieira Jorge,
Maria Helena Paiva Francisco Saramago,
Assistente Administrativa (aposentada) 49 anos
José Manuel Inverno Almeida,
Serralheiro Mecânico, 49 anos
João Carlos Fernandes Pessoa Gonçalves,
Professor, 34 anos
Alexandra Rosa Damião Nereu Teófilo,
Professora, 33 anos
José Eduardo da Silva Lopes,
Metalúrgico, 54 anos
Carlos José Fernandes Delgado,
Mecânico, 38 anos
Albertina Conceição Paiva Francisco,
Funcionária Pública, 47 anos
Luís Reinaldo Lopes Feijão,
Serralheiro Mecânico, 43 anos
Susana Cristina Lopes da Silva Dinis,
Operadora de Supermercado, 28 anos
Manuel Armando de Carvalho Duarte Bruno,
Mecânico Auto, 51 anos
Margarida Paiva Carvalho,
Estudante, 20 anos
José Gorjão Duarte,
Reformado, 78 anos
Manuel do Rosário Carvalho,
Operário Fabril (reformado) 69 anos,
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Lista de Candidatos CDU à Assembleia Freguesia de Assentis
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Saúde: Promessas discutidas no Parlamento
ANTÓNIO FILIPE, DEPUTADO DO PCP, QUESTIONA O MISTÉRIO DA SAÚDE
Segundo esse jornal a deputada terá referido que o reforço de profissionais, por ora em número incerto, resulta de contactos estabelecidos com o Governo, responsável pela efectiva contratação dos médicos.
E cita palavras da própria: "Foi um acordo estabelecido com o poder central, o Governo, para colmatar falhas na região a nível da carência de profissionais do sector da saúde".
Mais se refere que a candidatura da deputada à autarquia local enviou à comunicação social um comunicado onde é dito que o anunciado reforço de médicos em Alpiarça é um dos compromissos que a candidata assumirá com a população de Alpiarça.
Esta notícia é tanto mais estranha, porquanto, perante a Pergunta ao Governo n.º 934/X(4.ª) apresentada pelo Deputado Bernardino Soares em 14 de Janeiro de 2009, precisamente sobre a falta de médicos no Centro de Saúde de Alpiarça, o Governo respondeu em 18 de Março, não dando qualquer garantia de resolução do problema a curto prazo.
Se o Governo encontrou forma de colmatar o problema de uma forma estável e duradoura, tal como a população tem vindo insistentemente a exigir, com o apoio do PCP, isso é seguramente motivo de congratulação.
Porém, a ser verdade que o Governo estabeleceu um acordo com a candidata do PS à Câmara Municipal de Alpiarça, tal configura uma violação grosseira dos deveres de neutralidade e imparcialidade das entidades públicas estabelecido no artigo 41.º da Lei Eleitoral para os Órgãos das Autarquias Locais, segundo o qual, “os órgãos do Estado não podem intervir directa ou indirectamente na campanha eleitoral, nem praticar actos que de algum modo favoreçam ou prejudiquem uma candidatura em detrimento ou vantagem de outra”.
Tal procedimento constitui inclusivamente um ilícito criminal, punível, nos termos do artigo 172.º da citada lei, com pena de prisão até 2 anos ou pena de multa até 240 dias.
Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e da alínea d) do n.º 1 do artigo 4º do Regimento da Assembleia da República pergunto ao Ministério da Saúde, se foi estabelecido algum acordo entre o Governo e a candidata do PS à Câmara Municipal de Alpiarça destinado a colmatar a carência de profissionais de saúde naquele município.