segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reunião com a UCATN


A CDU foi recebida pela UCATN – União de Colectividades e Associações de Torres Novas no passado dia 21 de Agosto. Representavam a UCATN diversos membros representativos dos órgãos sociais nomeadamente da União: Manuel José Soares Soares, Joaquim Sousa Varela, Ernesto Nuno e José Velho.
A comitiva da CDU esteve representada por Carlos Tomé (cabeça de lista à Câmara Municipal), Manuel Ligeiro (cabeça de lista à Assembleia Municipal), José Mota Pereira (candidato à Câmara Municipal), Nuno Vítor Nunes ( candidato à Câmara Municipal) e Armanda Teixeira (cabeça de lista à Assembleia de freguesia de Salvador).
Da troca de impressões travada, salientou-se a importância do Movimento Associativo Popular na vida do concelho- segundo os dirigentes da UCATN, Torres Novas deve ser dos concelhos do país com maior número de colectividades por habitante. Por outro lado as colectividades levam por todo o país e ás vezes ao estrangeiro o nome de Torres Novas.
No entanto os dirigentes da UCATN consideram que em geral, não há o devido reconhecimento pelo trabalho das associações e dos seus dirigentes. Esta situação é ainda mais injusta já que em muitas localidades do concelho as colectividades são o último pólo de convívio social. Há em todo o concelho um património riquíssimo das colectividades mas também há muitas salas que já se encontram encerradas.
Entre alguns aspectos focados, as colectividades torrejanas lamentam ainda o atraso no pagamento dos subsídios pela Câmara -atrasos que comprometem a sua actividade regular.
Outra questão apontada prende-se com a falta de ligação entre o Teatro Virgínia e as colectividades. O reforço desta ligação seria mutuamente vantajoso para as associações e para o Virgínia e, portanto para todos torrejanos.
A CDU registou ainda o desejo da UCATN em ver criado na Câmara um Gabinete do Associativismo que apoiasse as colectividades tanto em termos logísticos como em termos humanos, nomeadamente através de formação de dirigentes associativos. Por fim, os responsáveis pela União das Colectividades fizeram um apelo para que os regulamentos municipais sejam actualizados.