domingo, 28 de junho de 2009

POR UM CONCELHO MELHOR PARA TODOS! Apresentação dos Candidatos da CDU ( 26 Junho 2009)

A CDU apresentou na passada sexta-feira, 26 Junho, os seus candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Muncipal de Torres Novas. Carlos Tomé, advogado, está de novo à frente da lista da Câmara Municipal e Manuel Ligeiro, Administrador Hospitalar, encabeça a lista à Assembleia Municipal. As listas encontram-se disponíveis na coluna aqui ao lado deste blogue.
Na ocasião foi também anunciado que Carlos Trincão Marques é o mandatário das candidaturas da CDU às eleições autárquicas deste ano.
A apresentação dos candidatos decorreu no Jardim Municipal, com o Rio Almonda e o Castelo, símbolos e marcas distintivas do nosso concelho, como fundo. A apresentação esteve a cargo de Vaz Teixeira que na sua intervenção destacou a renovação das listas, destacando o facto de na sua composição cerca de 50% dos candidatos fazerem parte pela primeira vez das respectivas listas. Vaz Teixeira elogiou o trabalho colectivo de composição das listas, realçando que "sendo militante do PCP desde 1969" sentia o mesmo orgulho em fazer parte da lista, independentemente do lugar ocupado. O conhecido médico, realçou ainda que a renovação das listas se estende às listas das freguesias e que a renovação só não foi mais profunda porque em Torres Novas existe o perigo de se exercer represálias sobre quem afrontar o poder.



Marta Silva leu uma mensagem escrita do mandatário Carlos Trincão Marques, impedido de estar presente por motivos profissionais, onde o advogado torrejano destacou a importância da CDU como força alternativa em Torres Novas.

Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central do PCP, iniciou a intervenção relembrando o princípio ético que norteia os eleitos da CDU: "ninguém é prejudicado, ninguém é beneficiado" pelo exercício de cargos públicos. Tendo destacado os problemas ambientais do concelho de Torres Novas, destacou o exemplo dos munícipios onde a CDU é poder e onde problemas como o Saneamento Básico estão resolvidos. Relembrou que estas eleições autárquicas surgem num momento decisivo, em que a CDU vem de umas eleições europeias onde conquistou um resultado animador e encorajador, com crescimento em número percentual e em número de votantes. Para Vasco Cardoso é importante que esta dinâmica prossiga, nas autárquicas e nas legislativas, lembrando que a alternância PS - PSD não são a solução para os problemas das populações e dos trabalhadores. O dirigente comunista salientou a importância da ruptura com as políticas de direita reafirmando que só com o reforço da CDU é possível lutar por uma vida melhor, seja em Torres Novas, seja no país.

Depois de apresentado como cabeça de lista à Assembleia Municipal, Manuel Sousa Ligeiro, Administrador Hospitalar enunciou algumas das preocupações que pretende serem discutidas na Assembleia, destacando fundamentalmente o problema do Saneamento Básico e destacou o problema do Rio Almonda - que deve ser, disse " o rio do nosso orgulho e não o rio do nosso entulho".

Carlos Tomé, advogado e vereador na Câmara Muncipal de Torres Novas apresentaria as ideias chave da CDU. Denunciando aquilo que considera a estratégia da teia de aranha que vem contaminando a vida política e social de Torres Novas, Tomé começou por realçar que os candidatos da CDU estão dispostos a servir e não para obter benefícios.

Fazendo uma análise da situação política, Tomé destacou o papel da CDU na oposição ao longo destes anos, denunciando os que "engrossam agora a voz" e que "querendo ser como os grandes" pretendem apanhar as "canas de uma festa para a qual não contribuíram" como denunciando outros que pela primeira vez, perdidos em " tricas partidárias, divisões internas, acusações, falatórios e sobretudo muita falta de bom senso " chegam pela primeira vez ao fim do mandato sem representação no executivo municipal.

Desta forma Carlos Tomé, assumiu que a oposição às politcas do PS vieram sempre da CDU, proclamando que o concelho precisa de mais eleitos da CDU "porque quantos mais forem eleitos mais se fará ouvir a voz que faz falta."
Denunciando o estilo e as políticas da governação do PS na Câmara, Tomé frisou que Torres Novas precisa de uma mudança no paradigma de gestão e desenvolvimento, encerrando o seu discurso apelando à luta, porque na CDU "nós não queremos um concelho melhor só para alguns. Nós queremos um concelho melhor para todos!"


A apresentação encerraria com o já tradicional convívio que marca as iniciativas da CDU em Torres Novas.