segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A CDU VISITOU EM LAPAS O GRUPO DE AMIGOS AVÓS E NETOS


No dia 1 de Setembro a CDU visitou a IPSS GRUPO DE AMIGOS AVÓS E NETOS localizado em Lapas – Torres Novas.
A CDU foi simpaticamente recebida pela Presidente da Direcção D. Jacinta Trincão e pela tesoureira D. São Monteiro. O dinamismo destas dirigentes impressionou positivamente a extensa comitiva composta por Manuel Ligeiro ( cabeça de lista à Assembleia Muncipal), Manuel Francisco Ramos (cabeça de lista à Assembleia de Feguesia de Lapas); José Mota Pereira ( candidato à Câmara Municipal); Armanda Teixeira ( cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Salvador); Nuno Vítor Nunes ( candidato à Câmara Municipal e candidato à Assembleia de Freguesia de Lapas); Joaquim Mendes António ( candidato à Câmara Municipal e candidato à Assembleia de Freguesia de Lapas) e Natacha Guedelha ( candidata à Assembleia de Freguesia de Lapas).
A comitiva ficou a conhecer a história deste grupo formado em 2000 com o objectivo inicial de tirar as crianças da rua e que aproveitaram para se instalar em instalações cedidas pela Igreja em protocolo devidamente estabelecido.
Às valências iniciais de apoio à infância rapidamente perceberam a necessidade do apoio aos idosos de Lapas e assim nascia o Grupo de Avós e Netos.
Entretanto, a evolução deu-se pela extinção do ATL devido ao facto das crianças terem passado a ocupar durante mais horas o seu tempo na escola. Assim actualmente o Grupo passou a apostar basicamente na valência de Centro de Dia contando actualmente com 19 utentes diariamente no Centro e mais cerca de 19 a quem prestam um valioso apoio domiciliário ( alimentação, higiene, etc…)
De realçar que ainda servem refeições a algumas crianças da escola primária a pedido dos pais.
O grande sonho desta Instituição é a construção do Lar, tendo já adquirido com grande esforço e com o apoio dos lapenses o terreno para a sua construção. Já existe projecto de arquitectura para o referido lar, que se espera venha a ter 42 quartos para 65 utentes, tendo as dirigentes apontado como grande obstáculo a necessidade da obra ter que vir a ser acompanhada por arqueólogo e por um antropólogo face às características próprias de Lapas.
Quanto ao apoio municipal foi referido a constante promessa (não cumprida) de oferta de carrinha para juntar ás duas que o grupo já possui. Foi também referido os "esquecimentos" do poder executivo por vezes ao valioso trabalho que este grupo faz bem como a importância sócio-económica na vida da freguesia, com um vasto número de associados e empregando 11 pessoas a tempo inteiro.
A visita terminaria com o compromisso assumido de que o GRUPO DE AMIGOS AVÓS NETOS pode contar com o apoio dos autarcas da CDU na freguesia e nos órgãos municipais.