segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A CDU visitou a ESCOLA PRÁTICA DE POLÍCIA DA PSP ( 9 DE SETEMBRO)

Estando a visitar algumas das instituições de referência na vida social e económica dos torrejanos, a CDU não poderia deixar de visitar a ESCOLA PRÀTICA DE POLÍCIA da PSP sedeada na nossa cidade.

No dia 9 de Setembro foram recebidos pelo Director da Escola, Intendente José Oliveira ( natural do nosso concelho) os seguintes elementos da CDU: Carlos Tomé ( cabeça de lista à Câmara Municipal); Manuel Ligeiro ( cabeça de lista à Assembleia Municipal); Ramiro Silva ( candidato à Assembleia Municipal); João Pereira ( Cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de S. Pedro) e José Mota Pereira ( candidato à Câmara Municipal de Torres Novas).

Foram abordas diversas questões tendo sido realçado o importante papel que a Escola tem para a Cidade– os agentes da PSP são no fundo, para o bem e para o mal, embaixadores de Torres Novas em todo o país.

É de salientar ainda a importância económica da Escola. Mesmo quando não há Cursos de Formação a decorrer, a Escola tem um quadro de pessoal que conta com cerca de 220 efectivos – constituindo um empregador de referência no concelho.

O Sr. Director mostrou a sua preocupação com a Ala Sul que carece de recuperação – como o seu muro- e anunciou que gostaria de construir um auditório e reabilitar o campo de jogos com relva e eventualmente pista. Embora reconheça que tais obras têm uma tal envergadura que não pode ser a autarquia local a resolver estas questões.

A CDU mostrou as suas preocupações com o estacionamento em redor da Escola pelas viaturas dos alunos da Escola. A coligação questionou o Sr. Director sobre a viabilidade do estacionamento ser feito no interior. A informação prestada é que isso não é viável por factores associados a falta de espaço na Escola, já que um Parque interno ocuparia algumas áreas externas actualmente utilizadas como a Parada.

Seja como for a CDU revelou a sua firme discordância com o projecto da Câmara Municipal em colocar parquímetros em redor da escola. Para a CDU os alunos da EPP não são inimigos da Cidade, pelo contrário, e portanto não devem ser onerados com uma medida destas. Por outro lado, informou ainda a CDU, tal medida vai onerar desnecessariamente os habitantes da zona e não resolverão o problema.

Nesse sentido, o Sr. Director, ficou a conhecer o projecto alternativo da CDU para este problema. A CDU propõe a criação de um Parque ( na zona da Nersant ou outra) apenas para os alunos da Escola que ali teriam as suas viaturas devidamente guardadas de forma livre. Assim a zona envolvente da Escola ficaria livre e disponível para os moradores. Aliás na Figueira da Foz, existe um projecto similar com a Escola de Formação de Guardas da GNR.

Foi com esta nota, realçando que os alunos da EPP e que a EPP são importantes para a Cidade e para a sua dinamização que a visita terminaria.