O grupo musical O Nó recebeu ontem à noite em Alpiarça, o scretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recriando um velho tema de Sérgio Godinho da série de animação Os amigos de Gaspar.
Cantaram: " É tão bom saber com quem contar ! "
Este poderia ser o mote definidor do comício realizado, na rua , numa noite quente e que contou com a prença de centenas de participantes: Sim, os alpiarcences, os ribatejanos e os portugueses podem contar com a CDU!!
Mas se a música evocava Sérgio Godinho, o discurso de Jerónimo de Sousa abriu com o elogio à moldura humana á sua frente. Jerónimo recordou as velhas lutas dos operários agrícolas e de imediato afirmou que tinha diante de si a verdadeira PRAÇA DA ESPERANÇA - a esperança de Homens e Mulheres que confiam na CDU, no seu projecto para uma Vida Melhor, construindo um projecto de ruptura e mudança.
Jerónimo de Sousa, inicou a sua intervenção, de forma emocionante, elogiando o passado histórico dos Alpiarcenses no combte ao fascismo tendo aproveitado para homenagear dois grandes comunistas alpiarcences já falecidos:
o deputado contutuite de Alpiarça António Malaquias Abalada e o deputado em várias sessões legislativãs da Assembleia da República, Álvaro Favas Brasileiro.
Jerónimo de Sousa (que fez a sua intervenção sempre de improviso) lembrou que este Partido não é fácil de bater ou esconder.Recordou que o PCP foi o único partido que ao longo de 48 anos lutou contra o derrube do fascismo e que honrando a sua história de luta com os trabalhadores, a CDU é força que mantém viva a chama de Abril. Uma força que esteve nestes 4 anos e meio de Governo absoluto PS, sempre ao lado dos tabalhadores e dos direitos das populações. O secretário geral do PCP afirmou que em todas as lutas, pequenas ou grandes, esteviram sempre pelo menos um comunista ou um activista da CDU.
Perante uma plateia entusiasmada e confiante, já tinham intervido Corregedor da Fonseca ( Presidente da ID) , Francisco Madeira Lopes ( dirigente nacional do PEV) e António Filipe ( 1º candidato à Assembleia da República pelo distrito de Santarém) que classificou a enchente de ontem como a maior acção de mobilização de massas em toda a campanha no distrito. António Filipe na sua intervenção enumerou os inúmeros casos do desastre da política de direita do PS no distrito de Santarém
O dia começou no Couço e antes do comício passaria também em Santarém num jantar que agregou uma vasta multidão.
Sendo certo que terminado o comício em Alpiarça, se vivia um espírito contagiante e de confiança e em que aquela canção inicial continuou presente nos ouvidos:
" É tão Bom saber com quem contar!"